A entrevista para psicanálise é o momento que você vai experimentar contar pela primeira vez sua situação singular de sofrimento emocional para o profissional. Em geral são agendados dois encontros no formato de conversa livre.
O esperado com a entrevista psicanalítica é que paciente e psicanalista, por meio da comunicação inicial, percebam se o encontro anuncia um ambiente psicológico propício para iniciar um trabalho emocional voltado a aliviar a problemática que a pessoa busca tratar.
Na nossa clínica psicológica do consultório atendemos pacientes com diversas causas de sofrimento emocional com ou sem doenças reumáticas associadas.
Lembre-se: a psicoterapia, psicanalítica ou na modalidade que o paciente preferir, é indicada em todos os tratamentos das depressões. Medicamentos isolados não são o melhor caminho para a transformação positiva da saúde mental.
Por que a Psicanálise?
A Psicanálise Freudiana é o método psicológico que praticamos na nossa clínica por uma escolha de preferência clínica e modelo ético para ouvir e tratar a saúde mental das pessoas que nos procuram.
A psicanálise é um tipo especial de Psicoterapia baseada no modelo de Freud, na qual o profissional busca escutar não apenas a fala manifestada pela pessoa mas também busca a escuta do inconsciente. Sim, o inconsciente se apresenta no nosso dia a dia na fala, nas escolhas ou ações. Muitos dos conteúdos do nosso mundo interno emocional são latentes (inconscientes) e não estão à mostra, mas são causadores de repetições, conflitos, indecisões, sofrimento emocional e até contribuem para doenças psicossomáticas. Muitas vezes o que paralisa vem de situações traumáticas desde nossas gerações anteriores e que não pode ser trabalhado por outros membros da família.
O foco da psicanálise clínica é trabalhar em conjunto com o analisando para criar um ambiente emocional propício e produtivo para que a pessoa entre em contato, integrando e transformando a parte interna de si que ficou presa e age como um obstáculo a um tipo de amadurecimento emocional com liberdade.
Importante:
Um psicanalista precisa ser uma pessoa com disponibilidade interna para ouvir e escutar psicologicamente a história da pessoa.
O profissional precisa ter vivido o tripé da formação analítica: sua análise pessoal, a formação teórica em escolas, faculdades ou universidades reconhecidas, e a prática supervisionada da Psicanálise