Em nosso compromisso contínuo com a excelência em cuidados de saúde, oferecemos consultas especializadas em Medicina Canábica, uma abordagem inovadora destinada a proporcionar alívio e melhorar a qualidade de vida. Reconhecendo o potencial terapêutico dessa disciplina emergente, nossa equipe se dedica a fornecer orientações individualizadas, buscando compreender suas necessidades específicas.
Na consulta de Medicina Canábica, exploramos opções terapêuticas baseadas em evidências, adaptando-as às suas condições de saúde particulares. Nossa equipe está comprometida em fornecer informações abrangentes sobre o uso responsável de produtos à base de cannabis, garantindo que você esteja totalmente informado sobre as opções disponíveis.
Durante milhares de anos, a cannabis tem sido utilizada com fins medicinais nas mais diferentes culturas. A planta da cannabis tem mais de 600 componentes químicos, dos quais cerca de 140 são canabinóides com propriedades medicinais. Esses componentes são moléculas que uma vez no nosso organismo, podem atuar em um dos nossos sistemas internos de receptores e transmissores, denominado “Sistema Endocanabinóide”. Esse é o motivo pelo qual o uso medicinal da cannabis pode apresentar eficácia para o tratamento das doenças. No entanto, apenas alguns canabinóides (componentes da cannabis) foram testados e aprovados para o uso medicinal com qualidade farmacêutica e segurança. Atualmente os mais conhecidos são o CBD (canabidiol), o THC, o CBN (canabinol) e o CBG (canabigerol).
A cannabis medicinal quando bem prescrita pode atuar complementando o sistema natural do corpo humano (ativando, bloqueando ou modulando) e está envolvida na regulação de processos fisiológicos e cognitivos como a memória, a sensação de dor e a resposta do sistema autoimune, entre outros.
As doenças com maior nível de evidência para o tratamento com cannabis medicinal são: a epilepsia refratária grave da infância, a espasticidade da Esclerose múltipla, a dor crônica e náuseas e Vômitos secundária à quimioterapia.
Na reumatologia a cannabis medicinal pode ser prescrita com resultados interessantes e segurança para as condições de fibromialgia, dor neuropática, ansiedade e insônia associadas às doenças crônicas, na dor da osteoartrose e nas dores da coluna vertebral. Existem resultados promissores para o alívio da dor inflamatória da artrite reumatóide, da espondilite anquilosante e da artrite psoriásica, assim como para recuperação de lesões de tendões e músculos em atletas. Não existe evidência clínica de que a cannabis medicinal altere o prognóstico ou a evolução das doenças autoimunes.
Importante.
O uso da cannabis medicinal está legalizado no Brasil para os pacientes após prescrição médica e para os produtos aprovados pela ANVISA para serem distribuídos e importados pelo Brasil, para os medicamentos vendidos na farmácia e para alguns produtos específicos distribuídos por associações de pacientes. Ver ANVISA (RDC 17 (2015) e RDC 262 (2019).
Atualmente mais de dez produtos estão disponíveis no balcão das farmácias sob prescrição médica em receituário controlado.
Na nossa clínica, apenas prescrevemos os produtos com registro na ANVISA e que possuem o COA (certificado de análise). Este relatório é emitido por um laboratório após testes que analisam a quantidade e os tipos dos canabinóides de uma formulação.